Hoje em dia, se fala muito de Qualidade de Vida.
Mas se fala pouco que Qualidade de Vida (neste mundo acelerado de hoje) só pode ser associada a processos de desaceleração. Alias, para poder acelerar quando realmente precisamos, temos primeiro que aprender a desacelerar. E aí, nossa aceleração acontecerá com qualidade(s) : agilidade, flexibilidade, precisão, objetividade e (a mais importante) INSPIRAÇÃO !
As pessoas sofrem patologias devido a excessos de estimulações, na agitação constante deste mundo. A literatura científica esta repleta de estudos que comprovam isto. Para citar um, segundo Augusto Cury*, o mal do século seria o SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado).
* Psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor brasileiro. Vendeu 20 milhões de exemplares só no Brasil e é publicado em mais de 60 países.
A lista das patologias geradas pela aceleração do ritmo da vida é longa, para citar algumas temos insônia, constipação, problemas cardiovascular, um multidão de patologias neurológicas e endocrinológicas, sem falar dos problemas emocionais e psicológicos, sem esquecer o famoso burnout. As moças, especificamente, vem sofrendo cada ver mais de hipertireoidismo, uma patologia que pouco tempo atrás ainda era rara. O hipertireoidismo virou um problema tão frequente que surgiu propaganda de remédios nas traseiras dos ônibus.
Uma das explicações fisiológicas se situa no funcionamento do Sistema Nervoso. Quando estamos em ação, interagindo, estamos solicitando o Sistema Nervoso Simpático ; e quando estamos sossegados, funcionamos com o Sistema Nervoso Parassimpático. Neste mundo de hoje, nos estamos principalmente 'plugados' no Sistema Nervoso Simpático. Com isto, nos tornamos 'hiper Simpáticos'. Esta desarmonia do sistema nervoso acaba provocando disfunções em todas as funções vitais, derivando assim uma lista interminável de pequenos problemas que se traduzem em sensações desagradáveis e que vão as poucos se cristalizando ate formar patologias das mais simples as mais graves.
Relaxar, respirar um pouco melhor, sossegar, representam uma oportunidade de se 'plugar' um pouco no Sistema Parassimpático. Isto restabelece instantaneamente um certo equilibro no nosso organismo. O que é vital para nossa saúde e nossa qualidade de vida.
Então, certamente, o que as pessoas não precisam é de mais uma atividade estimulando excitação, agitação. E este tipo de atividades esta invadindo nosso quotidiano cada vez mais.
Viva o esporte! Vida as 'atividades agitadas'!, mas Viva elas se as poucas atividades que fazem o contraponto tem seu espaço também. Se não, essas 'atividades agitadas' podem se tornar maléficas para a nossa saúde.
A grande maioria das pessoas hoje em dia, acham que relaxar não é para ela, isto porque elas já estão contaminadas, em geral são aquelas que já sofram dos males associados a esta contaminação (insônia, constipação, irritação, só para citar as perturbações mais leves).
O mundo precisa sossegar um pouco e precisa de soldados, missionários para esta luta. Por isto, sempre tentarei introduzir e/ou preservar a Yoga Clássica (pois hoje, infelizmente, a Yoga também tem versões aceleradas!). Evidentemente que existem outras disciplinas, como por exemplo o Tai Chi Chuan, que vão neste mesmo sentido.
Sem esquecer que umas simples pausas, sem técnica especifica, praticadas ao longo do dia, já resolvem!
Meu objetivo é implantar projetos na paisagem da nossa sociedade a fim de passar certas técnicas para população, com intuito de dar a possibilidade as pessoas de alcançar sozinhas, de forma rápida e eficiente, um estado de tranquilidade interior.
Un espace d´échange sur des thèmes divers liés à la vie, à l´épanouissement personnel. - Um espaço de troca sobre temas relacionados à vida, ao desenvolvimento pessoal.
Yoga ioga Yogi iogue
30 de ago. de 2014
A importância de uma boa postura !
"Andar com a coluna ereta transmite uma imagem positiva, elegante e ainda reduz a sensibilidade à dor, diz pesquisa das universidades do Sul da Califórnia e de Toronto divulgada esta semana. No estudo, publicado na revista "Journal of Experimental Social Psychology", os autores afirmam que adotar uma postura dominante faz com que as pessoas se sintam poderosas e fortes emocionalmente. Estes novos dados reforçam outros que indicam que a postura correta eleva o nível de testosterona, que aumenta a tolerância à dor, e reduz o de cortisol, o hormônio do estresse."
Leia mais sobre esse assunto em
http://oglobo.globo.com/saude/manter-boa-postura-aumenta-tolerancia-dor-reduz-nivel-de-estresse-2714775#ixzz1fKdNsqrn
Leia mais sobre esse assunto em
http://oglobo.globo.com/saude/manter-boa-postura-aumenta-tolerancia-dor-reduz-nivel-de-estresse-2714775#ixzz1fKdNsqrn
Assinar:
Postagens (Atom)